Uma pesquisa realizada pela Faculdade
de Educação da Universidade de São Paulo (USP), coordenada pelo
professor Nelio Bizzo, revelou que os jovens brasileiros têm facilidade
de aceitar tanto a religião quanto a ciência e seus fundamentos, como a
teoria da evolução de Charles Darwin.
O
estudo foi realizado através de questionários aplicados a mais de 2300
alunos do ensino médio, de todas as regiões do país, tanto de ensino
público quanto privado. “É o primeiro dado com representatividade
nacional sobre esse assunto para esta faixa etária”, citou Bizzo.
O
pesquisador é formado em Biologia e possui livros publicados abordando a
teoria de Darwin, ele comentou sobre o resultado do estudo, “Ainda
vamos fracionar e analisar mais profundamente as estatísticas, mas já dá
para perceber que os alunos religiosos brasileiros são bem menos
fundamentalistas do que se esperava”. Ele mostrou-se entusiasmado, “É
surpreendente. Algo que sugere que no futuro teremos uma população com
uma interpretação mais elástica das doutrinas religiosas e mais
sensíveis à ciência”.
A
média de idade dos alunos que foram entrevistado é de 15 anos, e sobre
esse dado Bizzo disse tratar-se de uma fase de definição moral, “É um
período crucial. Dificilmente os conceitos de certo e errado mudam
depois disso”, citou. Ele ainda revelou, que “A porcentagem dos que
rejeitam completamente a origem biológica do homem é menor que a de
evangélicos da amostra, o que é uma surpresa, já que os evangélicos no
Brasil costumam ser os mais fundamentalistas na interpretação do relato
bíblico”, “A teoria evolutiva é talvez a coisa mais difícil de ser
aceita do ponto de vista moral pelos religiosos. Mesmo assim, os dados
mostram que a juventude brasileira é sensível aos produtos da ciência.”,
explicou.
O
físico e teólogo Eduardo Cruz, professor do Departamento de Ciência da
Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também
comentou sobre a pesquisa, “O problema é que a maioria dos estudantes –
ainda mais com 15 anos – não tem muita clareza sobre o que está
envolvido na teoria darwiniana. Com isso há o potencial de surgirem
respostas contraditórias”, avaliou. “Isso não tem a ver com a qualidade
da pesquisa, mas com a pouca compreensão de temas tanto científicos
quanto teológicos. Além do que, quando se trata de perguntas que
envolvem a intimidade das pessoas, as respostas nem sempre são
confiáveis. É como perguntar a rapazes de 15 anos se ainda são
virgens.”.
Já
a coordenadora da Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista e
professora da USP, Roseli, disse que “A fé, se bem sustentada, não é
ameaçada pelo conhecimento científico”, e concluiu, “Sozinhas, nem a
ciência nem a religião garantem que o ser humano seja bom e que o bem
comum seja alcançado. É preciso a presença da ética, do respeito a todo
ser humano, da consciência da responsabilidade individual na construção
do bem comum.”.
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