Primeira campanha ateísta do Brasil é lançada em Porto Alegre

Porto Alegre se tornou nesta terça-feira (5) a primeira capital brasileira a exibir outdoors de uma campanha de mídia sobre ateísmo. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos e já havia sido recusada no final do ano passado pelas companhias de ônibus de São Paulo, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre.


A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) havia anunciado em 13 de dezembro do ano passado que alguns ônibus de Porto Alegre ostentariam mensagens ateias, porém, segundo Daniel Sottomaior, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) teria desistido da campanha na última hora.

“Fiquei sabendo pela imprensa que a ATP vetara a veiculação dos anúncios. Quando contatei com a Associação, ela primeiro confirmou o veto e depois passou a dizer qua nada ocorrera e que desconhecia o assunto”, afirmou Sottomaior ao Sul21.

As peças são polêmicas e falam sobre fé, moralidade e ateísmo. Uma delas exibe as fotos de Charles Chaplin, que era ateu, e Adolf Hitler, que não era ateu, com os dizeres “religião não define caráter”. Outra afirma “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, e traz imagens de uma divindade hindu, uma divindade egípcia e de Jesus de Nazaré, com as legendas “mito hidu”, “mito egípcio” e “mito palestino”. Uma terceira diz que “A fé não dá respostas, só impede perguntas”. Os cartazes devem ser exibidos ao longo de um mês.


Conforme pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, os ateus são as pessoas mais detestadas no país, merecendo repulsa, ódio ou antipatia de 42% da população.

Para o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, o propósito da campanha é aproximar o ateísmo do dia-a-dia da sociedade e assim ajudar a diminuir o preconceito que existe contra ateus.

Em junho, a entidade ganhou uma liminar que lhe concedia direito de resposta na TV Bandeirantes para responder a comentários considerados ofensivos do jornalista José Luiz Datena, no extinto programa Brasil Urgente. A liminar foi cassada mas o julgamento do mérito continua pendente. Datena e a Bandeirantes foram processados por diversos ateus no país devido a esse episódio.

Na ocasião, Datena disse que só quem não acredita em Deus é capaz de cometer crimes. Para ele, ateus são “pessoas do mal”, “bandidos”, “estupradores”, “assassinos” e atribuiu a culpa da violência e da corrupção no país aos ateus.

Entre os dias 4 e 17 de julho estarão expostos dois outdoors. Os outdoors da segunda quinzena serão outros.



Os cartazes estão nos seguintes locais de Porto Alegre.
Bairro Bela Vista – Av. Carlos Gomes, 1229
Bairro Jardim Botânico – Av. Ipiranga, 3850 próx. Rua Barão do Amazonas
Bairro Chácara das Pedras – Av. Antônio Carlos Berta, em frente ao Mc Donald’s do shopping Iguatemi
Bairro Petrópolis – Av. Protásio Alves, em frente ao Hospital Petrópolis na esquina com a Lucas de Oliveira

Fonte:
Sul 21

Comentários

  1. não sou ateu e nem agnóstico, mas considero elogiavel a iniciativa da ATEA, afinal, o preconceito deve ser combatido em todas as suas formas. acredito que a religião seja a grande responsável pelas mazelas da humanidade em toda a história, porém, não acredito que Deus tenha alguma coisa a ver com isso, porque todos nós devemos ser responsáveis por nossos atos sejamos ateus ou não.

    ResponderExcluir
  2. Brasil Urgente não é extinto.
    Só por que o vira-casaca do Datena saiu não quer dizer que o programa acabou.
    O Faccioli está a frente do programa. Que ele tenha sucesso.

    ResponderExcluir
  3. O diabo tambem acredita em Deus e nem por isso segue Seus mandamentos. O que vc achariam se eu fizesser um Outdor e como religioso colocasse a madre tereza e como ateu os dois alunos assassinos de columbine, que mandaram os colegas se ajuelhassem e perguntavam se acreditava em Deus, se falassem que sim, respondiam resposta errada e davam um tiro na cabeça ?

    ResponderExcluir
  4. @cehsaurus... e se eu colocasse você, teísta, num lugar onde sua religião é crime, e você fosse apedrejado até a morte pelo que acredita?
    É fácil, por exemplo, ser cristão ou ateu aqui, mas vá para o Oriente médio...
    Mussolini era católico, e matou milhares de pessoas.
    George W. Bush é protestante e mandou matar milhares de pessoas...
    Se teístas matam em nome de um deus, é certo... se um louco desvairado mata e não tem religião, ele vira ateu, e por isso todos os ateus são assassinos? Então os teístas também o são, e piores, pois a maioria das guerras foram motivadas por diferenças religiosas.

    ResponderExcluir
  5. Não sou Ateu e nem sigo uma religião, acredito em Deus, mas nao fico me baseando em religioes para tomar minha base de vida, pra mim, pessoa que segue uma religião, são pessoas sem opnião propia, sem coragem, e tambem, sem fé, quem acredita em Deus e nao frequenta a igreja, pra mim e uma pessoa realmente de fé, pois nao precisa de uma pessoa ser humano como ele falar oque fazer e oque nao fazer, te definir o certo e o errado, para poder ir para o "ceu", pra mim pessoas que frequenta igreja são pessoas inseguras do seu futuro, pessoas que ao invez de procurar uma solução para o seu problema, se agarra a igreja achando que vai resolver, são covardes e fragil, incapaz. Sou batizado em igreja catolica, e por toda minha infancia eu frequentei a evangelica, ja fui em centro espirita, e por mais incrivel que pareça, a q mais me impressionou foi o centro espirita, e mesmo assim nao sigo religião. polemicas envolvendo igreja catolica você ve de monte, evangelica tambem e claro com Ateus, a grande verdade é o que diz o outdoor, religião ou seguimento nao defini carater, e o fato das pessoas religiosas falarem que Ateu nao presta, é sim um preconceito, e devia ser enquadrado em penalidade, assim como criticar um homosexual ou um negro.

    ResponderExcluir
  6. Ateus não tem base científica para serem ateus. Ateus só querem chamar atenção - estar na moda. Nenhum jamais terá base para provar seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  7. @Enoque e os teístas tem qual base? A Bíblia? A Bíblia é um livro, e não um manual de instruções. Não sou do ateísmo, nem agnostismo, mas também não sigo religiões porque concordo que a fé exagerada só estraga as pessoas.

    ResponderExcluir
  8. @Gabriela Parisi
    ...Um livro controverso!! Pois a Biblia que os catolicos, evangelicos, testemunhas de jeová e etc etc... já soufrera muitas mudanças de pausinhos da igreja catolica!!! Até de coisas que não existiam!!!
    Por isso que euconcordo com a frase da @Iasaronunes.

    @Glenn Em ceros lugares , ateus também são apedrejados. Talvez no mesmo lugar que os cristão são! E cristãos, ou judeus, ou islãs ou hindus,até ateus as vezes. Se dizem inocentes, mas praticam o mesmo preconceito! Como por exemplo a pesquisa mostra "os ateus são as pessoas mais detestadas no país, merecendo repulsa, ódio ou antipatia de 42% da população."
    OBS: Minha familia foi destruida por causa do fanatismo religioso. Minha mãe cristã arruinou a minhainfancia forçando eu seguir um caminho que não queeria. E constantemente brigando com o meu pai pois ele era ateu. até ela pedir o divorcio!...mas não entrarei em detalhe nisso"

    @Enoque deixe de babozeira, e abra os olhos.

    OBSS: Não sou ateu, porém não sou cristão, nem judeus nem islã nem hindu etc etc... Sou reconstrucionista helenico (neopagão) E sou contra a intolerancia e preconceito! Cada um segue o que te faz melhor! Sendo o verdadeiro ou não!!! E eu tenho mil bases pra não acreditar no deu Yavé

    ResponderExcluir
  9. Lendo os posts acima,e mesmo em minha vivencia posso ver que a maioria dos preconceito é por parte dos ateus. Sou cristão (estudante de medicina, apaixonado pela ciencias e suas questoes intrigantes) e respeito a decisão de um ateu em não aceitar aquilo que para mim é um estilo, uma razão de vida.
    Vejo que é muito mais comum um ateu tentar impor suas convicções À uma pessoa que é "crente" (seja no que for) do que a recíproca desta.
    O que vejo mto, são ateus que se acham os DONOS DA VERDADE, e agridem verbalmente aqueles que têm fé, isso é ser racional???
    Realmente a religião não define caráter, e mta vezes a religião deturpa o carater, pois me canso de ver hipócristas na igreja e ateus hipócritas!
    O mínimo que peço é RESPEITO MÚTUO!tem coisas que não é na marra que se concretizam!

    ResponderExcluir
  10. seculo XXI e pessoas ainda acreditam em mitologia

    ResponderExcluir
  11. OBS: Mitologia judaica; Mitologia cristã; Mitologia Islã; Mitologia Hindu; Mitologia Budista ....entre outras mitologias que as pessoas acreditam no seculo XXI, não é @Ramon---TB???

    ResponderExcluir
  12. @glenn eu não disse que todo ateu é assassino, mas o outdor pegou uma pessoa assassina pra representar os teistas e eu sabia que se eu fizesse o mesmo com ateus vcs não gostariam. e perceba que vc diz que bush e mussoline mataram em nome de Deus. quem está sendo desrespeitoso?

    ResponderExcluir
  13. @Gabriela Parisi entendo seu posicionamento, mas não estava me referindo a bíblia, ateus ainda vivencia plenamente a ciência do século XIX por isso seu pensamento é totalmente infundado. A matemática simples e a Ciência de hoje (que por sinal já tem 100 anos) são a prova mais contundente da existência de Deus

    ResponderExcluir
  14. E convenhamos, quem sabe um pouco de História tem conhecimento que Hitler não honrava o verdadeiro Deus, o Deus de Abraão. Ele, como manda o figurino, prezava pela volta às raízes bárbaras, logo, acreditava em deuseS (no plural).

    ResponderExcluir
  15. @Enoque Gostei do seu argumento!!
    Porém só discordo quando de quando você afirmou que o seu Deus é o verdadeiro!! Quem garante isso??? Milagres???
    Que eu saiba outras crenças também há presença de muitos milagres não desvendados pela ciencia. E muitos milagres desvendados também!!
    Eu sou historiador, tologista e atualmente curso psicologia e nem por isso saio afirmando que os Deuses dos outros são totalmente falsos. Eu tenho a minha crensa (Que não se baseia em Yavé). Porém também não posso negar que ele seja falso!!Assim como não posso negar que Shiva, Brama e Vixnu são falsos (pois os hindus também apresentam provas bem convincentes de que os seus deuses realmente são reais).

    Porém é como diz a Hístoria (ironia): " A Hítoria é contada pelo vencedor" Que no caso do Brasil, é o cristianismo!!

    ResponderExcluir
  16. É por isso que eu prego a Tolerancia e o respeito!
    Porém se há provocação de um lado! É claro que o outro ira revidar!!
    Por isso, sem prevocações pessoal!!! Muita miséria, guerra, desgraças e etc etc...se dá pela intolerancia e falta de respeito!! Então, respeito!! Pois cada um tem o direito de ser feliz naquilo que julga correto!! Pois Deus ou Deuses existem pra quem tem fé neles. Como disse a campanha acima, Todos somos ateus com os deuses dos outros! Mas queremos impor o nosso nas outras pessoas!!
    Pregar a sua fé não é errado. Porém chegar dizendo que o deus do outro é falso, isso pra mim é ofensa!!!

    Não gosto que dizem que os meus Deuses são falsos, por isso não digo avulsamente que os shiva ou yavé são falsos, mesmo eu achando isso. Só digo (como disse acima) quando me desrrespeitam primeiro!!!

    Obrigado a todos, e com amor vovó!!!

    ResponderExcluir
  17. E Hitler era Cristão sim!!
    O que ele queria de fato era tornar obrigatorio o conhecimento da cultura germanica obrigatorio. Em outras palavras, ele queria enobreser a sua cultura. Fazer da sua historia e lendas algo que o mundo todo adimirase. Ele queria o exato imperialismo cultural que os EUA coneguiram! Exemplo disso: Porque no Brasil se aprende a historia do EUA???? E lá não aprende a do Brasil , sendo que ambas influeciaram indiretamente e diretamente umas nas outras em certos pontos??

    Hitler era cristão sim, tanto é que """umas""" (não a principal) das bases ainti-judaismo dele, vem do preconseito historica entre Cristãos e Judeus. E Outra, muitos padres catolicos rezavam missas para a SS. A fatos tb de que doutrinas protestantes germanicas e padres Catolicos, Benziam as armas e os soldados da triplice aliança antes de partirem para combate! Entre outro muitos casos registrados.

    Pore´m isto não define o carater de todos os cristão!!

    ResponderExcluir
  18. Sou ateu mas nem discuto mais sobre isso... Quem acredita em divindades que se dane. O que me conforta é que o tempo vai passando, nada acontece, e a cada vez que passa mais pessoas se dão conta de que a religião é uma mentira, e que não existe nenhum ser mágico que controla tudo.

    ResponderExcluir
  19. Sou ateu nem discuto mais sobre isso 2 sinceramente pessoas como os de cima sempre ira existir, preconceito é o que ha no Brasil FATO. Não posso nem me expressar mais, por que um merdinha religioso acha que seu deuzinho vai se rebelar contra sei la o que... o que sempre digo na cadeia o que não falta é bíblia, religião não define carácter

    ResponderExcluir
  20. Adoro discutir religião,como gostaria de ser teólogo nessa hora. Esse Daniel sottomaio e os demais ateus tem todo direito de não acreditarem em Deus, e os que acreditam deixem de ser fanáticos e parem de defender a existencia de Deus, pois o criador não precisa de advogado. O homem se diferencia dos outros animais pois ele foi criado a semelhança de um ser supremo e racional e que me perdoe os ambientalistas e os defensores de animais, mas foi Deus quem deu ao homem o domínio sobre toda erva e animal na terra.Sendo o homem o ser mais importante para o criador do que as outras criaturas. Portanto, o homem perdeu pela desobidiencia a comunhão direta do criador se aproximando ds animais que são seres de capacidade racional incapaz de dominaras os outros generos ou filos do reino animal. Deus é inteligente, alias toda sabedoria nos é eprestada por ele,então, ele nos deu o livre arbítrio para decidirmos nossas atitudes e nos responsabilizarmos por tudo que fizermos, e somente ele é quem pode nos julgar, isso tudo voltando no inicio pra quem acredito. Se a pessoa não acredita no criador sera amada por ele de toda forma, so que ele espera que um dia , mesmo que seja antes da morte, essa pessoa reconheça-o como o dono da sua alma.

    ResponderExcluir
  21. Isso mesmo, ótima campanha!Vamos ver se assim os preconceituosos percebam a besteira que é ser preconceituoso...Eu sou ateu, mas não estou nem ai se a pessoa é religiosa ou não, pouco me importa, cada um tem sua crença, sua fé....

    ResponderExcluir
  22. @Vinícius Magrini, não disse que os outros "deuses" não existem, apenas disse que não são verdadeiros, há uma grande diferença semântica nisso. E posso desafiar a um debate qualquer ateu, continuo afirmando que nenhum deles tem base argumentativa, Deus é a resposta verdadeira a qualquer coisa e também não acredito que "elohim" Yavé seja o verdadeiro Deus. O "El" é o Deus de Abraão.

    Para mais podem visitar meu blog http://caodoceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Além do mais só existem ateus porque vivemos em um estado de conforto, assim foi Sodoma, Gomorra, Babel. Mas é só questão de tempo, assim que uma nova glaciação (coisa periódica na Terra - e que vem sendo apontada como responsável pelo 'recente' aumento de temperatura no globo) chegar, todos vão correndo que nem crianças assustadas pro colo do Pai - e como sempre, Ele vai acolher a todos sem discriminação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário