Evidências do evolucionismo: Paleontologia

A Paleontologia é uma das ciências que cedo forneceu dados a favor do Evolucionismo. Os dados paleontológicos baseiam-se no estudo dos fósseis, isto é, de partes ou vestigios que viveram em épocas geológicas anteriores.
Compreende-se que a Paleontologia se depare com imensas limitaçoes. Contudo, nalguns casos, é possivel acompanhar a história evolutiva de um determinado grupo de seres vivos através das árvores filogenéticas.


Além da reconstituiçao da filogeniade determinado grupo, a Paleontologia fornece outros argumentos a favor da evoluçao.
Um conjunto de fósseis especialmente interessante, do ponto de vista evolutivo, são os fósseis intermédios ou sintéticos. Os fósseis de formas sintéticas apresentam caracteristicas que existem, na actualidade, em pelo menos dois grupos de seres vivos.


Archaeopterys - é um fóssil de um organismo que terá vivido há cerca de 150 M.a.Possui asas e penas que são caracteristicas das aves e, por outro lado, evidencia dentes e uma longa cauda com vértebras que são características dos répteis.

Algumas formas intermédias correspondem a pontos de ramificação, que conduziram à formação de novos grupos taxonómicos, e permitem construir árvores filogenéticas parciais. Neste caso, as formas fósseis são designadas formas fósseis de transição.

Fonte:
lamarcknow

Comentários