Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta noite

O cometa Halley, que passou pela Terra em 1986, só poderá ser visto em sua totalidade daqui há 51 anos, mas a partir da noite desta quinta-feira os moradores do Hemisfério Sul terão uma visão privilegiada de detritos do cometa. Segundo a agência espacial americana (Nasa), poderão ser visualizados até 60 meteoros por hora.


De acordo com o astrônomo Luís Guilherme Haun, da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, a previsão da Nasa é para condições ideais, ou seja, longe das cidades, em locais com pouca luminosidade. "Nas cidades, as pessoas poderão ver até 20 detritos por hora", afirma o especialista.

Haun aponta que o fenômeno poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil e que o melhor horário é em torno das 2h da madrugada de sexta-feira. "Para observar, a pessoa deve olhar na direção do nascer do Sol, na Constelação de Aquário, mas nada impede que ele se veja os meteoros mais alto no céu".

O especialista explica que as chuvas de meteoros têm um período para ocorrer, se repetindo todos os anos. "A Terra atravessa esta nuvem de partículas de abril até meados de maio, mas o máximo de objetos poderá ser observado nesta madrugada e na próxima", afirma.

A visão privilegiada no Hemisfério Sul se deve ao ângulo de inclinação da Terra. "Muitas pessoas nunca viram este cometa famoso (Halley). Essa é uma oportunidade para observar partes deles deixando um rastro ardente no céu", disse o astrônomo da Nasa, Bill Cooke.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br

Comentários