O sacrificio de Jesus vai contra os ensinamentos cristãos?

Conhecemos muito bem a história de Jesus Cristo. Um homem enviado à Terra para nos salvar dos pecados criados por deus.

Mas pode ter sido este ato de amor algo abominado pela religião que ele ajudou a criar?


Jesus entregou sua vida para o bem da humanidade. Conhecia como seria sua morte e, mesmo com todo o poder necessário, não fez nada para evitar.

Ele se sacrificou por nós, entregou sua vida espontaneamente e até programou o acontecido. Podemos classificar este ato como equivalente a um suicídio:

suicídio - sui.cí.diosm (lat sui+cídio)
1. Ruína ou desgraça, procurada espontaneamente ou por falta de juízo.

Temos uma formação social certa de que a prática suicida vai contra os ensinamentos cristãos. Um ato que condena nossas almas por não termos preservado a vida que, segundo o catolicismo, não nos pertence.

Grande é o exemplo que temos de Jesus para as pessoas. O cristianismo espelha-se em seus ensinamentos para construção de uma sociedade bem vista aos olhos de deus.

Mas vejamos como o ato suicida de Jesus é classificado pelos ensinamentos católicos segundo o livo "E foram deixados para trás: Uma reflexão sobre o fenômeno do suicídio":

"Devemos receber a vida com reconhecimento e preservá-la para honra dele e salvação de nossas almas." §2280

"Se for cometido com a intenção de servir de exemplo, principalmente para os jovens, o suicídio adquire ainda a gravidade de um escândalo. A cooperação voluntária ao suicídio é contrária à lei moral." §2282

Sendo assim, temos uma lista de mártires do cristianismo no inferno.

Pelas definições do Catecismo da Igreja Católica, entregarmos a vida, mesmo que para propósitos de salvação, sem permissão de deus, é um escândalo e contrário à lei moral. Ou seja, o maior exemplo de amor deixado por Jesus para seus seguidores não é aceito pelas leis religiosas, mesmo que seja com a melhor das intenções.

Pelo visto, o único que pode tirar vidas por aqui é deus. Não seja estraga prazeres tentando salvar algo que ele está matando.

Fontes:
http://michaelis.uol.com.br
http://catecismo-az.tripod.com


Bibliografia:
E foram deixados para trás: Uma reflexão sobre o fenômeno do suicídio (por Licio de Araujo Vale).

Comentários

  1. Mais uma que não está na listinha de entrada do céu:

    Jovem mãe com câncer sacrifica a própria vida por filho em gestação
    http://www.lifesitenews.com/news/exclusive-young-mother-with-cancer-sacrifices-life-for-unborn-child

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo...

    Gosto muito do seu blog, o conheci a pouco tempo...sou cristão, porém também tenho meus questionamentos com Deus e sou bastante racionalista.
    Gosto muito de assuntos voltados ao ateísmo, pois a partir deles eu ganho dos dois lados:

    1 - Se eu comprovar erros de lógica e falta de coerência nos argumentos anti-Deus, isso iria fortalecer a minha fé, e pela doutrina religiosa, isso é bom e traz recompensa.

    2 - Se eu ficar tentado a abandonar a minha fé e comprovadamente constatar que religião é furada, estaria eu me libertando de vários sacrifícios e provações que me absteriam o prazer, em nome de sacrifícios, e minha mente ficaria liberta e tranquila, para curtir a vida o máximo possível, sem medo, ou culpa de punição eterna.

    Concordo com alguns artigos seus, mas esse eu não concordei, do meu ponto de vista, se Jesus sabia que iria morrer e mesmo assim cumpriu esse propósito, não é correto equipararmos a suicídio, pois , mas sim que Ele entregou a sua vida para um bem maior, tem uma diferença entre uma coisa e outra, vejamos tais diferenças:

    Suicídio: ato de tirar a própria vida, normalmente acompanhado de um sentimento de desilusão e desgosto pela vida, tristeza, depressão.

    Sacrifício: ato de entregar-se, mesmo a preço de dor ou de perda, por um bem maior, como honra, amor, ou salvar outra pessoa, um bom exemplo, seria um pai que empurra o filho para que este não seja atropelado e morre em seu lugar.

    Nas próprias escrituras, estão escrito que:

    "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos" (Jo 15, 13)

    Por isso eu não acho prudente compararmos tal ato a um suicídio...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Queridos.
    Quando o assunto é religião, eu não me importo, alías, eu ja me libertei das amarras do catolicismo, mas quando o assunto é o senhor JESUS CRISTO ou o SEU amor por nós...

    Gostaria de lembra-los que quando JESUS CRSITO esteve entre nós, ele se via bombardeado incessantemente por esse tipo de pegadinha capciosa:
    o descanso do sabado,
    lavar ou não as mãos,
    apedrejar ou não a prostituta etc, etc.
    Boa parte delas aplicadas por hipócritas chamados de farizeus que se diziam os "espetalhões da época", por assim dizer. e esse post me lembrou muito esses farizeus devido ao seu nível de falsidade.

    Qual o pai que tendo o filho ameaçado por uma arma de um assaltante descontrolado, não se ofereceria para ter o risco de perder a sua vida no lugar do seu filho ?
    Eu digo: só o pai que não ama!

    JESUS te ama ...e foi só por isso que ele "se suicidou".
    Não é questão de suicídio, e sim de amor!
    Ou você não daria a sua vida por alguém que ama ?

    ...E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. (João 8:32)

    ResponderExcluir
  4. Desculpe-me mas não pude evitar comentar:

    Na primeira linha o editor deste blog cita parte de uma frase assim: "dos pecados criados por Deus"

    Está errado! Deus não criou os pecados, e sim Samael, que desencadiou de si sentimentos que levam-nos ao pecado!

    Obrigado pela compreensão de todos.
    RDPP

    ResponderExcluir
  5. Nos conteúdos bíblicos, são oferecidos aos "féis" salvação no cel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário