Papa Bento XVI diz que Big Bang é obra de Deus

O Papa Bento XVI declarou nesta quinta-feira que o Big Bang foi obra de Deus. Segundo ele, os "cristãos devem rejeitar a ideia de que o Universo surgiu por acidente".

Em declaração nesta quinta, o Papa Bento XVI disse que enquanto a ciência não levar em conta a fé, nenhuma teoria terá respostas completas

No dia em que os cristãos lembram a Epifania, o dia em que a Bíblia diz que três reis chegaram ao local de nascimento de Jesus seguindo uma estrela, o Papa disse que "algumas pessoas querem nos fazer acreditar que o universo é resultado de um acaso". "Contemplando o Universo nós somos convidados a pensar na sabedoria de Deus, na Sua criatividade inacabável", completou.

Anteriormente, o Papa já havia dado declarações sobre a evolução do Universo, mas raramente ele discutiu conceitos específicos como o Big Bang, o qual os cientistas acreditam ter levado à formação do Universo há cerca de 13,7 bilhões de anos.

Pesquisadores do CERN, centro de pesquisas nucleares em Genebra, na Suíça, têm colidido prótons próximos à velocidade da luz para simular condições que eles acreditam ter trazido à existência o Universo.

Alguns ateus dizem que a Ciência pode provar que Deus não existe, mas o Papa Bento XVI declarou que algumas teorias científicas são "limitadoras da mente" porque "apenas chegam a certo ponto, não explicando totalmente o senso de realidade".

O Papa falou que teorias científicas sobre a origem e o desenvolvimento do Universo e dos humanos, enquanto não conflitantes com a fé, deixam questões sem resposta. "Na beleza do mundo, neste mistério, na sua grandeza e na sua racionalidade, nós podemos apenas deixar-nos sermos guiados por Deus, criador do céu e da Terra", finalizou.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br

Comentários

  1. Como sempre o santíssimo só fala merda.

    ResponderExcluir
  2. Ele falou da explicações e suas "limitações" da teoria do Big Bang trouxe. Ao menos isso os cientistas tem como provar e deus? Que só existe a fé? Que acredito eu, ser bastante relativa e questionável.

    ResponderExcluir
  3. Para os caros leitores leigos alguém já ouviu falar em Georges Lamaitre ?...pois bem, ele é conhecido como o pai da teoria do Big Bang...que para o espanto de alguns ele era um monge católico que introduziu essa teoria utilizada até hoje, mas o que poucos sabem é que ele foi hostilizado pois segundo a teoria dele o Big Bang é a comprovação de que o Universo foi criado por uma força Divina e na época o cientistas não levaram isso muito a sério mas hoje fazem questão de esquecer deste celebre cientista atribuindo a descoberta ao americano Huble.... e outra na época isso foi uma vitória da Igreja contra o cientistas !!!
    Ou seja, quando forem criticar, busquem saber um pouco mais sobre a história da ciência.

    ResponderExcluir
  4. Grande parte das descobertas científicas vieram de monges católicos. Daí os pseudos-revoltados contra o sistema procuram vários motivos para se acharem machões e "grandes críticos" diante dos outros buscando agredir autoridades em moral. Se julgam ateus e donos da própria vida. Mas quando chega na hora da verdade sempre vem um "Meu Deus!!". Coloca essa gente num avião caindo pra ver se já não vão começar a rezar desesperados. Em breve todos saberão a verdade, é questão de pouco tempo e vocês verão quem é que manda nesse mundo do qual o ser humano acha que é dono. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. JON, boa parte das descobertas científicas veio do clero simplesmente porque durante a Idade Média a Igreja detinha o monopólio do conhecimento, mantendo a população na ignorância para poder manipulá-la melhor. Os únicos que tinham acesso à estudos e financiamentos para pesquisas eram os membros da própria igreja, e mesmo assim, como meio de manter o controle, afinal, conhecimento é poder. Também, parece que agora ela quer compensar, atrasando pesquisas importante como as da célula tronco com polêmicas sem sentido... Aliás, Eliivelton, de onde você tirou que Lemaitre foi esquecido? Ele é considerado o pai da teoria do Big Bang pelos astrônomos até hoje, inclusive deram seu nome a um corpo celeste, se não me engano. As pesquisas de Hubble só aprofundaram o que ele começou...
    Quanto à declaração do Papa, de que as teorias científicas não explicam totalmente o senso da realidade, é obvio que não explicam, o ser humando não tem entendimento completo do universo, não tem nem de seu próprio planeta, mas isso não significa que as teorias sejam inválidas ou menos merecedoras de créditos. Não sabemos tudo, talvez não saibamos nunca, mas cada dia sabemos mais, e graças a ciência. O que ele parece ignorar é que a fé oferece respostas ainda menos satisfatórias às questões do universo, limitando a explicar tudo com a existência de um ser que pode ser tudo menos explicável....

    ResponderExcluir
  6. "A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega" - Albert Einstein

    ResponderExcluir
  7. Só tenho uma coisa a dizer:
    42!

    ResponderExcluir
  8. Sem Deus, a formação do universo é um mero acidente. se não havia nada, não tem como existir acidente pq não há nenhum fator externo para influenciar nos movimentos. Deus, simplismente em sua grandeza e sabedoria, criou o big bang para se criar o universo. simples!

    ResponderExcluir
  9. ué, uma hora Deus criou tudo, os planetas, as estrelas, enfim, tudo, agora ele só criou o big bang e o que veio depois é efeito dessa criação. Não tem aquela parte lá dos 7 dias ? então deus não passou pela parte da criação e a biblia mentiu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma alguma, Deus criou o big bang e conduz tudo até nos dias de hoje além de sustentar o que fez.
      Agora, tudo o que for por acaso não merece credibilidade, bem como, tudo o que for chamado de força da natureza que se cria ao acaso por experiências de acerto e erro também é descredita. A afirmação de ação e consequência advindas de algo aleatório prescrito pela própria natureza também acaba no descrédito, pois como algo que não existe passa a existir, se a natureza é algo criado a partir do nada? Nada mais nada = nada. E o tempo espaço só passa a existir juntamente com o big bang, pois é algo que faz parte da natureza, além do que, como algo que é imperfeito pode criar algo perfeito? Como o que é imperfeito pode criar algo ordenado? O menor não produz o maior, mas o maior faz o menor acontecer. Maior - Deus, menor - natureza.

      Excluir
  10. Está escrito na Bíblia que Deus pode fazer um dia durar milhares de anos e milhares de anos durarem um dia...
    sendo assim os 7 dias na verdade foram milhares de anos "comprimidos"

    ResponderExcluir

Postar um comentário