"Erro" de sonda da Nasa cria "fusão" de Sol e Júpiter

A sombra da Terra em uma imagem do Sol acabou por deixar a estrela bastante semelhante a Júpiter, criando uma figura curiosa obtida pela sonda SDO da Nasa - a agência espacial americana.

Imagem registrada pela sonda mostra o Sol com listras como a de Júpiter Foto: Nasa/Divulgação

"Agora sabemos como seria se Júpiter e o Sol tivessem um filho", brinca o engenheiro Ralph Seguin do laboratório Lockheed-Martin Solar and Astrophysics em um comentário no site Spaceweather.com.

A SDO está em uma órbita sincronizada com a terrestre, acima de uma estação de pesquisas perto de La Cruces, no Novo México, transmitindo dados sobre o Sol. Geralmente, essa posição dá à SDO uma visão da estrela, porém, em épocas próximas aos equinócios da primavera e do outono, a Terra atrapalha tudo. Uma vez por dia, por cerca de uma hora, a espaçonave, a Terra e o Sol se alinham perfeitamente, e a SDO fica parcialmente cego.

A imagem do "Sunpiter" é uma composição de outras imagens vistas através de diversos filtros de cor e de um magnetograma em branco e preto, tiradas bem no mo mento em que o sol estava saindo do blackout, explica o site Wired. Os magnetogramas são representações visuais do campo magnético solar, compilados a partir de uma série de imagens de diversas épocas. As faixas de cores que deixaram o Sol com a cara de Júpiter apareceram em decorrência da sombra da Terra se movendo na frente da estrela.

"Os erros podem ser bonitos, às vezes", defende a agência em sua conta do Twitter, a @NASA_SDO. A época dos eclipses se estende até dia 6 de outubro, então, provavelmente, novas imagens curiosas surgirão durante a semana..

Fonte:
http://noticias.terra.com.br

Comentários