Nave de turismo espacial faz primeiro voo solo de teste

A nave destinada ao turismo espacial do bilionário britânico Richard Branson teve sucesso no domingo no primeiro voo de teste não conectado à nave-mãe, sobre a Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos, informou a empresa americana Virgin Galactic.

A empresa já investiu US$ 45 milhões de 330 clientes que reservaram vagas na nave de seis lugares

A nave espacial fez um primeiro voo de teste em março, mas sob a asa da nave-mãe White Knight Two (Cavaleiro Brando Dois).

Desta vez, a nave Virgin Space Ship (VSS) Enterprise se separou da nave-mãe a 13.700 metros de altura, segundo a Virgin Galactic. A bordo da espaçonave estavam o piloto Pete Siebold e o co-piloto Mike Alsbury.

Os dois objetivos principais do voo eram separar-se da nave-mãe e, para os dois pilotos, assumir o comando da nave e pousá-la em uma base aérea do deserto de Mojave, 130 km ao nordeste de Los Angeles.

"Foi uma autêntica alegria fazer voar a VSS Enterprise, especialmente se considerarmos o fato de que o veículo foi concebido não apenas para ser uma nave que pode alcançar a velocidade Mach 3,5 no espaço, mas também para ser um dos planadores com capacidade para alcançar a maior altura do mundo", disse Siebold.

Richard Branson, dono da Virgin, acredita que a nave estará em condições de oferecer os primeiros voos no espaço em 18 meses. Ele informou que os futuros passageiros do veículo já pagaram 200.000 dólares.

A Virgin Galactic, que deseja ser a primeira empresa comercial de turismo espacial, já investiu 45 milhões de dólares de 330 clientes que reservaram vagas na nave de seis lugares, segundo o empresário.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br

Comentários