NASA mostra ao vivo construção do robô que irá a Marte

Câmera da Curiosidade

A NASA instalou uma webcam no laboratório onde está sendo montado e testado o próximo robô que será enviado a Marte.








O maior e mais avançado robô já enviado ao espaço, chamado Curiosidade, terá o tamanho de um Fusca, pesará quase uma tonelada, e deverá ser lançado rumo a Marte no final de 2011.

A webcam, carinhosamente apelidada de "Câmera da Curiosidade", está transmitindo apenas o sinal de vídeo, sem áudio, de uma galeria de observação um nível acima do piso da sala limpa onde o robô marciano está sendo montado, nas instalações do Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia.

O vídeo será completado periodicamente por chats ao vivo com os membros da equipe do Curiosidade, que responderão a perguntas do público sobre o robô.

Montagem do robô

O trabalho na sala limpa vai de segunda a sexta, das 08h00 às 23h00 no horário local (PST: Pacific Standard Time).

Há uma diferença de -6h00 em relação ao horário oficial de Brasília (no horário de verão), o que significa que será possível acompanhar os trabalhos das 14h00 às 05h00 da madrugada do dia seguinte.

A partir desta sexta-feira será possível ver os técnicos instalando o sistema de suspensão do robô e suas seis rodas. Na segunda-feira, 25, será instalado o enorme braço robótico, com 7 metros de comprimento.

A NASA alerta que a câmera está voltada para uma parte da sala limpa que normalmente é bastante movimentada, mas o robô e os técnicos podem desaparecer de vez em quando, quando o trabalho se mover para outras partes da sala ou para outras instalações de teste. Devido ao grande número de usuários, pode haver lentidão na transmissão.

O lançamento do robô Curiosidade rumo ocorrerá entre 25 de novembro e 18 de dezembro de 2011, devendo chegar a Marte em Agosto de 2012. Ele será capaz de mover-se em terrenos acidentados e levará instrumentos 10 vezes mais pesados do que os robôs Spirit e Opportunity.

Para participar dos chats e ver vídeos já gravados, visite os endereços www.ustream.tv/channel/nasajpl ou www.nasa.gov/mission_pages/msl/building_curiosity.html.

Curiosidade em Marte

* Missão: MSL (Mars Science Laboratory: Laboratório Científico de Marte)
* Robô: Curiosidade
* Tamanho: 3 metros de comprimento (não incluindo o braço robótico), 2,75 metros de largura e 2,15 metros de altura
* Peso: 900 kg
* Características: laboratório de geologia, suspensão tipo rocker-bogie, laser vaporizador de rochas e um monte de câmeras
* Missão: pesquisar áreas de Marte em busca de condições favoráveis para a vida, no passado ou no presente, e condições capazes de preservar um registro de vida
* Lançamento: entre 25 de novembro e 18 de dezembro de 2011, do Cabo Canaveral, na Flórida
* Chegada a Marte: agosto 2012.

Fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br

Comentários