Cientistas afirmam ter encontrado 1ª evidência de matéria escura

Dois astrônomos norte-americanos afirmam ter obtido evidências que confirmam, pela primeira vez, a existência de matéria escura, substância que os cientistas acreditam compor a maior parte do Universo. Até o momento, não há provas que a substância exista, embora os especialistas acreditem que ela exista pela influência que exerce na matéria visível. As informações são do site LiveScience.



Dan Hooper, da Universidade de Chigago e do laboratório de aceleração de partículas FermiLAB, e Lisa Goodenough, da Universidade de Nova York, disseram ter encontrado sinais da destruição de partículas de matéria escura, detectados a partir de explosões gigantes na região do centro da Via Láctea.

Os dados coletados foram enviados à revista Physics Review Letters B e aguardam a revisão de outros físicos e astrônomos, costume comum em publicações científicas, para confirmar os estudos antes de serem publicados.

"Nada que nós tentamos chegou perto de explicar os resultados das observações que fizemos, com exceção da matéria escura", afirma Hooper. "É sempre difícil ter certeza se você não se esqueceu de nenhuma hipótese, mas, até agora, conversei com muitos especialistas e não escutei nenhuma alternativa mais plausível."

Segundo os pesquisadores, as observações mostram que a matéria escura seria composta por partículas conhecidas como WIMPs, com massas estimadas entre 7,3 e 9,2 GeV (giga elétron-volt), valores quase nove vezes maiores que a massa de um próton.

80% do Universo

Criada em 1930, a teoria da matéria escura surgiu como uma explicação para a velocidade de estrelas e galáxias, que deveria ser motivada por uma quantidade muito maior de matéria do que a visível. A matéria escura recebe este nome por não refletir luz e, como consequência, não ser captada por telescópios.

Os astrônomos calculam que 80% do Universo é composto por matéria escura. Apenas o quinto restante seria feito de elementos conhecidos, como o carbono, hidrogênio ou oxigênio.

"É o maior acontecimento com relação à materia escura desde que nós descobrimos que ela existe," diz Hooper. "Até nenhuma explicação alternativa surgir, sim, eu acho que nós finalmente encontramos."

Fonte:
http://g1.globo.com

Comentários

  1. Seu blog é fantástico, adoro as matérias escritas aqui.
    Continue com esse trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário