Caçada infravermelha: WISE começa varredura do céu

O telescópio espacial WISE (Wide Field Infrared Explorer), da Nasa, começou hoje a sua varredura completa do céu em infravermelho.

Esta concepção artística mostra o telescópio WISE mapeando todo o céu em infravermelho. Seus dados levarão anos para serem totalmente analisados e interpretados.[Imagem: NASA/JPL-Caltech/Ball]

A missão vai gastar nove meses fotografando o céu em luz infravermelha, revelando todos os tipos de corpos celestes - tudo, de asteroides nas proximidades da Terra até galáxias jovens situadas a mais de dez bilhões de anos-luz de distância.

Descobertas garantidas

O telescópio WISE, lançado em 14 de dezembro de 2009, deverá descobrir centenas de milhares de asteroides e centenas de milhões de estrelas e galáxias. Seu enorme catálogo de dados irá fornecer aos astrônomos, e a futuras missões, dados que consumirão décadas de estudos para serem totalmente analisados.

O WISE é um telescópio na faixa do infravermelho que ficará circulando em volta da Terra ao longo dos pólos para fazer um mapa completo do universo, detectando galáxias longínquas, estrelas frias demais para que sua luz seja captado com precisão por outros telescópios e até asteroides escuros, escondidos nas profundezas do Sistema Solar, de onde podem surgir "repentinamente" para se chocar com a Terra.

Fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br

Comentários