Conheça o Programa Discovery


O objetivo principal do programa da NASA denominado Programa Discovery é o de conduzir umasérie de frequentes experimentos científicos de baixo custo, para a pesquisa espacial.O Programa Discovery também tem a participação financeira da França.


Formalmente, a NASA iniciou este programa em 1994, que se baseia em alguns parâmetros como, o fato da missão poder ser desenvolvida em menos de 36 meses, que o custo do desenvolvimento do projeto seja inferior a US$ 190 milhões de dólares, que o custo total da missão seja inferior a US$ 299 milhões de dólares.

Este programa da NASA procura estimular o uso de novas tecnologias, de transferir tecnologias para o setor privado, aumentar a participação de pequenos empreendimentos, mesmo que não lucrativos, de estimular os programas nacionais de educação. Tudo com o objetivo de estimular uma pesquisa sofisticada do Sistema Solar e obter apóio da população para a manutenção deste programa espacial.

Missões

Dawn – A missão Dawn tem a finalidade de orbitar os corpos celestes Vesta e Ceres, que são os dois dos maiores asteroides do Sistema Solar, pertencenes ao Cinturão de Asteroides, para determinar com detalhes, as características de cada asteroide. O seu lançamento foi em 2006.

Kepler – A Missão Kepler consiste o lançamento de um telescópio espacial, construído especificamente para monitorar milhares de estrelas semelhantes ao Sol, com a finalidade de detectar planetas que orbitem estas estrela. Foi lançada em 6 de março de 2009.

Near Earth Asteroid Rendezvous (NEAR) – Foi a primeira nave espacial deste programa. A sonda foi lançada em 17 de fevereiro de 1996, orbitou com sucesso o asteroide 433 Eros, coletado inúmeros dados científicos do asteroide.

Mars Pathfinder – Tratou-se de realizar uma aterrissagem em Marte e liberar um veículo explorador sobre a sua superfície. A sonda foi lançada em 4 de dezembro de 1996 e chegou a Marte em 4 de Julho de 1997. Uma série de novas técnicas de exploração foram pela primeira vez, utilizadas com sucesso nessa missão.

Lunar Prospector – Orbitador Lunar, lançado em 7 de Janeiro de 1998). Pesquisou a Lua por 18 meses, criando mapas detalhados de sua gravidade, de suas propriedades magnéticas e químicas de sua superfície.

Stardust – Esta sonda teve a finalidade de capturar e trazer amostras do cometa Wild 2, além de poeira interestelar para a Terra. Foi lançada em 7 de fevereiro de 1999.

Genesis – Teve como missão a captura e a entrega de amostras do vento solar. Foi lançada em 8 de agosto de 2001.

CONTOUR – Tinha como missão a de orbitar os núcleos de dois cometa distintos. A sonda foi lançada em 3 de julho de 2002, porém pouco tempo depois houve a perda definitiva de comunicações com a sonda e ela foi considerada perdida. (CONTOUR, é um acrônimo em inglês para: Comet Nucleus Tour)

MESSENGER – Com a missão para orbitar o planeta Mercúrio com a finalidade de pesquisa-lo. Foi lançado em 3 de agosto de 2004. (MESSENGER, é um acrônimo em inglês para: MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry)

Deep Impact - Teve como missão a de impactar um módulo impactador contra o cometa Tempel 1. A sonda foi lançada em 12 de Janeiro de 2005 e o impacto ocorreu em 4 de Julho de 2005, que foi registrado por inúmeros observatórios do mundo inteiro.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org

Comentários