Pesquisa indica que chimpanzés tem cultura própria

Pesquisas conduzidas por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, trouxeram novos dados sobre a proximidade de comportamento entre chimpanzés e seres humanos. Segundo o artigo, publicado pela revista Current Biology, as diversas comunidades de chimpanzés selvagens têm diferenças culturais marcantes, independentemente de suas condições genéticas.
Depois de observar os diferentes grupos de chimpanzés do Parque Nacional Tai, na Costa do Marfim, os pesquisadores puderam comprovar as diferenças culturais, como o uso de ferramentas e métodos diferentes para as mesmas tarefas, por uma questão de preferência.


Os pesquisadores notaram que quando um indivíduo era separado de seu grupo, ele seguia com os modos culturais de sua comunidade de origem. Vale ressaltar, que os diferentes grupos são vizinhos e compartilham características genéticas, o que distingue este estudo dos anteriores e define que as variações entre eles derivam de comportamentos culturais, como aqueles que marcam as sociedades humanas.


Fonte:
The History Channel

Comentários