Programa de TV testará a descrença de ateus

Um canal de TV turco decidiu colocar à prova a convicção dos ateus, em uma competição cujo objetivo principal é incutir a fé nos participantes. A missão ficará a encargo de guias espirituais de quatro religiões distintas (islamismo, cristianismo, judaísmo e budismo).


Eles deverão atrair para o seu rebanho pelo menos uma pessoa que, no início do programa, não acreditava em Deus. O prêmio para os convertidos será uma viagem de peregrinação ao local considerado sagrado em sua nova crença.

"Penitentes Competem" (Tovbekarlar Yarisiyor em turco) deverá ir ao ar em setembro pela emissora Kanal T. A cada programa, dez ateus - e consequentemente, todos os telespectadores - terão que ouvir pregações de um imã, um padre ortodoxo grego, um rabino e um monge. Segundo reportagem do jornal britânico The Guardian, uma comissão de oito teólogos deverá analisar os aspirantes ao jogo para garantir que apenas completos descrentes participem.

E para ateus que até pensam em admitir uma crença só para curtir aquelas férias em Meca (para os novos muçulmanos), Jerusalém (aos novos judeus ou cristãos) e Tibet (para os novos budistas), saibam que, após a conversão, deverão ainda ser monitorados pelos organizadores do programa. "Eles não podem ver essa viagem como férias, mas como uma experiência religiosa", disse o vice-diretor da emissora, Ahmet Ozdemir. Acredite se quiser.

Fonte:
Veja

Comentários