Do Big Bang à vida: evento discute no RJ a evolução do universo

O Big Bang, como se formam as estrelas, galáxias, moléculas complexas e até a vida: o workshop The Evolving Universe reúne de segunda até sexta-feira no Rio de Janeiro pesquisadores da América do Sul, Estados Unidos e Europa que discutem as mais recentes pesquisas e descobertas feitas sobre a evolução do universo.


"(O objetivo) não é só mostrar o que essas instituições estão produzindo, mas também incrementar a interação entre as universidades. Não é só a pesquisa pela pesquisa. O relacionamento humano também é importante para que as pessoas façam contatos, os alunos conheçam outros alunos, que eles possam fazer pós-doutorado em outras universidades. Quer dizer, que haja um intercâmbio acadêmico", diz o professor Ênio Frota, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Frota organiza o evento ao lado de Duília de Mello, professora da Universidade Católica da América (CUA, na sigla em inglês) e pesquisadora do Centro Espacial Godard, da Nasa - a agência espacial americana -, ambos nos Estados Unidos.

A diversidade de temas discutidos é ampla e no meio das apresentações científicas há espaço até para Deus. A presença de José Funes, diretor do Observatório do Vaticano, e a palestra do padre e professor de matemática da PUC-Rio Paul A. Schweitzer abrem espaço para a relação da religião com a ciência. A palestra de Schweitzer ocorre na noite de quinta-feira.

Frota explica que essa deve ser apenas a primeira edição do encontro. Os próximos devem ocorrer no Chile, Estados Unidos e Vaticano. No último dia, os pesquisadores discutem os detalhes, inclusive se o Evolving Universe será anual ou bianual.

O encontro é para especialistas - a língua das palestras, por exemplo, será o inglês -, mas o público em geral terá a chance de conhecer as pesquisas da área na terça-feira à noite, quando a professora Duília faz uma apresentação no planetário municipal. A cientista fala sobre o Big Bang, o futuro do Sol, as supernovas, os buracos negros e outros temas relativos à astronomia, inclusive sobre descobertas mais recentes na área.

A entrada da palestra "Do Big Bang ao Homem" é gratuita, mas serão distribuídas senhas antes de o evento começar para evitar que a lotação seja ultrapassada.

Fonte:
Terra

Comentários