O big bang de João Magueijo

Física é a tentativa do homem de explicar as leis que regem a matéria, energia, espaço e tempo. Às vezes uma maçã caindo é suficiente para iniciar uma revolução na física. Em outras vezes, só de maçã fará. Nesta série, João Magueijo viaja através do tempo e espaço para explorar os seis objetivos primordiais da ciência moderna.




João Magueijo é um cientista português, integrante do Grupo de Física Teórica do Imperial College, em Londres e autor da Teoria VSL (Velocidade Variável da Luz).

Licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e mudou-se para Cambridge, em Inglaterra. Assegurou uma bolsa do Trinity College para fazer o mestrado e o doutoramento em Cambridge, onde acabou por permanecer como investigador mas desta feita no St. John's College. Desenvolveu trabalho de investigação no St. John College, na Universidade de Cambridge.

João Magueijo ganhou aos 11 anos um livro de seu pai que havia sido escrito por Albert Einstein e Leopold Infeld, o qual revolucionou sua vida. É autor de uma teoria que veio questionar a premissa mais básica por trás da Teoria da Relatividade de Albert Einstein: a de que a velocidade da luz no vácuo é sempre constante.

Ousou pôr em causa um dos pilares da Física moderna, ao afirmar que a velocidade da luz nem sempre foi constante, questionando um dos pressupostos da Teoria da Relatividade formulada por Einstein, precisamente o postulado de que a velocidade da luz é imutável.

Presentemente lecciona Física Teórica no Imperial College de Londres.

Fonte:
Wikipédia

Comentários

  1. Anônimo19:20

    Eu acho muito interessante as idéias do Magueijo, porém eu ainda acho que a relatividade restrita está correta, pelo menos na velocidade constante da luz no vacuo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário