Cientologia: a religião fundada por um autor de ficção cientifica

Segundo a Cientologia, há 75 milhões de anos vários planetas se reuniram numa "confederação das galáxias", governada por um líder maléfico chamado Xenu. Como os planetas estavam com problemas de superpopulação, Xenu mandou bilhões de seus habitantes para Terra, em espaçonaves parecidas com os Douglas DC-8, onde foram jogados dentro de vulcões e mortos com bombas de hidrogênio. Seus espíritos que foram recapturados e reunidos em cachos (como uvas, ou talvez bananas) - chamados de "thetans" (em português, "tetões") - são os seres humanos.


A cientologia é um sistema de crenças fundado em 1952 pelo autor de ficção cientifica L. Ron Hubbard (1911-1986, nascido em Tilden, Nebraska). A cientologia foi oficializada em 1954. Esta religião baseia-se nos livros de Hubbard Dianética: A Moderna Ciência da Saúde (1950), Dianética: A Evolução da Ciência e Ciência da Sobrevivência. Hubbard considerava a Dianética como uma subdisciplina da Cientologia.

Até morrer, em 1986, Hubbard publicou centenas de livros sobre cientologia e apenas alguns sobre Dianética. A doutrina tem influências de outras religiões, como o hinduísmo e o budismo, e de ciências humanas, como a psicologia.

Os dogmas centrais da seita são baseados na crença de que uma pessoa é um ser espiritual imortal, dotado de mente e corpo, ambos basicamente bons, que buscam a sobrevivência. A Cientologia assegura que a sobrevivência do homem depende de si mesmo, de outras pessoas e da sua interação com a comunidade cósmica.


Fatos curiosos

- A cientologia conta com uma lista de personalidades famosas como Tom Cruise e John Travolta.

- Em 2000, um dos livros do criador da religião que reproduz parte de suas teorias virou filme de cinema: A Reconquista (título em português).

- Não realizar o parto em hospitais e nem com gritos, o barulho pode traumatizar a criança (de acordo com a Isto É, a esposa de Travolta, a também atriz Kelly Preston, fez o parto de seu filho Jett em casa e em absoluto silêncio)

- Não tomar analgésicos, eles podem inibir as habilidades do Thetan


As semelhanças com outras religiões

- Foi criada baseada em uma história de ficção.

- Adeptos desta religião acreditam que o thetan é o espírito puro, onisciente e imortal.

- O corpo é um componente indesejável do ser humano.

- Destruir os inimigos e criticos à religião

- Nunca negar um pedido de doação financeira

Fonte:
Wikipédia
Isto É
O apocalipse

Comentários

  1. Vocês que postaram esta reportagem deveriam ser menos irônicos com a filosofia alheia. Ridicularizar ou ser irônico só mostra a falta de argumentos quanto a algo que você não compreende. Não aceitar a teoria é vosso direito , mas usar a imprensa para julgar , satirizar é ridículo. O direito de opinião cabe ao leitor e não a vocês.

    Jeniff

    ResponderExcluir
  2. só existe um ser superior JESUS!! nao importa a religião, principalmente essa; se for contra a JESUS, pra mim esta descartada, sou contra essa seita e a todos que a seguem!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário