Conheça os 4 maiores fracassos do deus bíblico

Como sabemos, o deus do cristianismo é um ser superior responsável por todos os acontecimentos em nosso universo. Detém o controle sobre catástrofes, vidas que vem e vão, mudanças climáticas, enfim, tudo o que a ciência AINDA não tem o conhecimento ou a permissão necessária de interferir.

Segundo religiosos, o dono das nossas vidas, destinos, vitórias e conquistas. O supremo onisciente e onipotente! Não é provável, tão pouco aceitável, que alguém com tantas qualidades e "super-poderes" seja capaz de cometer enganos, certo? Não é o que vemos em sua história.
Enganos monstruosos do senhor da perfeição, que poderiam ser facilmente premeditados por um ser dotado de onisciência, foram supostamente cometidos e, com sua própria inspiração através de seres humanos, documentados em seu livro sagrado. Listarei aqui quatro grandes CAGADAS do deus do cristianismo:

Cagada 1 - Adão e Eva

Segundo estudiosos da bíblia, há aproximadamente 6.000 anos, deus extraiu matéria de seu pensamento. Criou o universo, antimatéria, galáxias, estrelas, nosso planeta e deixou vestígios de uma explosão como assinatura.

Enfeitou a Terra com animais, nuvens, arvores, frutos, leis da física, fome, necessidades fisiológicas, etc. O famoso Jardim do Éden.

Cria o homem do barro, uma mulher do osso do homem que veio do barro. Explica a eles de que não estão autorizados a comer certo tipo de fruto de um certo tipo de árvore.
Um deus com poder suficiente para criar o universo, e tudo que nele há, usando apenas a força do pensamento, não seria capaz de prever que duas miseras criações suas iriam desrespeitar uma ordem tão importante no futuro?

Religiosos dizem que ele é um ser onisciente, mas por que alguém tão poderoso deixaria escapar de seu controle uma ameaça dessas que acabaria com sua criação mais importante?

Com essa cagada divina, deus acabou condenando a todos os seres descendentes dessa sua criação, nos tornando pecadores a partir de nosso nascimento. Obrigando-nos a viver sob sofrimento e repetidas orações para, quem sabe um dia, nos salvar e não nos deixar queimar no mármore do inferno!

Cagada 2 - Dilúvio universal

Ao ver que sua primeira tentativa de criação não saiu muito bem, e que isso resultou em um mundo cheio de pecados e maldade segundo seus padrões, deus toma outra decisão: dar um fim em quase tudo que vive no planeta.

Escolhe uma família que, de acordo com seu ponto de vista, está mais próxima de sua perspectiva de perfeição. Pede para que um senhor dessa família construa uma arca e de seus pulos para colocar dentro dela um casal de cada tipo de animal existente no mundo.

Avisa sobre os 40 dias e 40 noites de tempestade que formatará o planeta deixando apenas dados de inicialização para uma próxima instalação.
Varre da Terra todos os adultos e crianças inocentes, animais e plantas. Tudo o que respirava agora está nas profundezas de um oceano com propósitos divinos. Bebês recém nascidos, crianças, aquele cachorrinho fofinho, todos agonizaram sufocados, sem que soubessem o motivo, apenas para que deus pudesse desfazer a cagada que havia feito.

Mais uma decisão de um deus onisciente que, provavelmente, prefere confiar em seus instintos, não resulta no esperado. A geração seguinte ao dilúvio, descendente de Noé e sua família, continua "pecando" até hoje.

Quem alagaria um planeta sem uma certeza de que tudo estaria resolvido com essa decisão? Cagadinha.

Cagada 3 - Moisés e a fuga do Egito

Se existe alguém com razões para ser anticristão, esse alguém é Moisés.

Era uma vez no Egito, um povo escravizado, conhecidos como israelitas. Deus desistindo de destruir civilizações em seu nome, concorda em salvar um pequeno grupo. Indica Moisés como líder da banca e diz que irá guiá-los à terra prometida.

Então o grupo sai vazado do Egito rumo ao desconhecido deserto e esperando que deus realmente cumpra sua parte no acordo. Resultado: estão esperando até hoje. Mais de 3.000 anos após a fuga do Egito, os israelitas ainda não encontraram sua terra prometida por deus.

Reza a lenda que este grupo assombrou o deserto por 40 anos nesse percurso.
Foi nessa época que Moisés arrumou umas pedras com escritas supostamente inspiradas por deus, que usamos como base para leis de nossa sociedade ocidental até hoje.

Quantas gerações deus irá esperar para entregar a terra prometida? Será que esqueceu? O que aconteceu com todos pedidos e rezas direcionados a ele implorando pela terra de paz? Irresponsabilidade divina.

Tentei entrar em contato para esclarecer o ocorrido, mas deus nunca responde minhas orações.

Cagada 4 - A vinda de Jesus Cristo

Em sua ultima tentativa de tentar corrigir as cagadas causadas pela sua irresponsável criação, deus tenta espalhar a bondade pelo planeta mandando um exemplo vivo.

Por ser muito ocupado, ou por medo de se expor e ser cobrado por tantas coisas erradas que fez nos últimos 6.000 anos, deus, como todo bom pai, exemplo para nossas vidas, joga seu único filho nas mãos de um povo completamente violento e intolerante para que salve o mundo da maldade e do pecado.

Mais uma vez o poder de onisciência dessa santidade é falho.
Após tentar pregar a palavra da salvação, seu filho morre de uma forma horrenda e sua intenção acabou não sendo efetiva. Ele provavelmente não dá ouvidos aos gritos do filho durante a tortura e ainda manda Jesus de volta a terra após três dias.

Talvez isso explique a omissão de deus nestes últimos milênios.E há pessoas que ainda esperam pela sua segunda vinda! Depois de tudo o que passou na Terra, duvido que ele volte.

Mais um projeto que, claramente, não pode ter saído como o previsto. A maldade e o pecado continuam presentes nos dias de hoje e, quase que como um efeito colateral, muitas mortes ocorreram em nome de Cristo.

Historicamente, a participação de Jesus no desenvolvimento social é muito importante e um exemplo a ser seguido. São poucos os defeitos em seus atos e até seria bom que pessoas religiosas se espelhassem neste personagem, porém seu pai tomou diversas decisões duvidosas.

Além de participar diretamente de genocídios, assassinatos e promessas não cumpridas, esse deus do cristianismo é um louco inconsequente. Matou tudo que já viveu, matará todos ao nosso redor, mandará tudo que não lhe agrada para o inferno, mas, mesmo assim, devemos adorá-lo e agradecer por tudo. Inclusive pelas diversas tragédias cotidianas em nossas vidas.

Vivam suas vidas aqui. Nossa única certeza é essa existência que presenciamos. Não desperdice a vida que o cosmos lhe proporcionou com crenças infundadas e temores que estreitam nossos prazeres e atrofiam nossa evolução psicológica e científica.

Não adianta pedir para que usem o espaço de comentários como um lugar de debate civilizado, mas pelo menos tentem ser maduros e educados.

Comentários

  1. KKKKKMuito bom esse artigo, parabéns!
    Eu sempre falei essas mesmas coisas por aí...
    Inclusive vc poderá gostar desse artigo do meu blog, que fala mais ou menos sobre isso, espero que não se importe com o link, só estou deixando por ter haver com o assunto!
    http://ecleticando.blogspot.com/2011/03/10-motivos-os-quais-odeio-evangelicos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a que pena que todos tenha essa visão, o cara nem acredita em D-eus, mais contradiz aceitando a existência de Jesus. O ser humano é depravado: quem mata uns aos outros somos nós mesmos e não D-eus. Quem faz guerra por poder economicos somos nós. O ser humano só pensa em si mesmo se acha tão poderoso mas é um MERDA perto de uma aids, que por acaso foi ocasionado por um ESPERTÃO que deu uma foda com o macaco. Ou um câncer que é ocasionado por causa de conservantes, poluição, cigarro.
      ENTENDE; é tudo consequência dos nossos próprios atos. D-eus não precisa por as mãos para o ser humano fazer CAGADA.


      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Quanto mais Inteligentes querem ser , mais Burros se Mostram .
      E Por favor deixa de ser FALSO e pedir educação , tanto tu como os teus Amigos abaixo que estão aplaudindo essa sua postagem porque vocês não estão tendo EDUCAÇÂO nenhuma nisto que estão postando .
      Só estão enganando o PRÓPRIO CORAÇÃO dizendo ter ...
      Ética ... cadê a ética nesta postagem ? .
      Moral ! ... cadê a moral nesta postagem ? .
      Respeito ! ... cadê o respeito nesta postagem ? .
      E parem de falar que para Ateu Deus não existe , porque para Ateu Deus existe Sim !!! .
      O fato de vocês não acreditarem nele e o tratarem da forma mais desumana possível , NÃO ANULA A SUA EXISTENCIA ... Deus existe sim !!! tanto para Ateus como para não Ateus .
      Tanto para Crentes como para descrentes .
      Em resposta as BARBARIDADES que você postou , tenho uma pergunta a ti muito simples .
      Deus criou um SER HUMANO , com Decisões , Pensamentos e Instintos Próprios ? .
      Ou criou ROBÔS que são comandados por ele , para serem Bonsinhos , Amorosos e completamente caridosos uns com os outros ? .
      Deus Criou o Ser Humano LIVRE PARA FAZER O QUE QUER .
      e para a sua IGNORANCIA isso independe de ele ser Onisciente ou Onipotente .
      Porque Você é um SER HUMANO LIVRE e não um escravo comandado por um outro Ser .
      Tendo o Liberdade espontânea de pensar e agir como e quando quiser .
      E porque está condenando Deus por tudo isso ? .
      Tudo o que ele faz até hoje , não é em respeito a LIBERDADE DO SER HUMANO .
      E a sua luta até hoje não é para disciplinar e educar e fazer cada um agir corretamente uns com os outros ? .
      O Poblema é que para os FINGIDOS e MALICIOSOS Deus não REVELA A VERDADE porque se achegam a ele com Malicia e Soberba .
      Você tem que ser Ateu mesmo , porque se não te conheces nem a ti mesmo , como conheceras o SENHOR SANTO DEUS .

      Excluir
    4. Onde estava o livre arbítrio que Deus tão bondosamente nos da quando ele mandou o diluvio e tirou a possibilidade de escolha dos homens, mulheres e crianças que povoavam toda a terra de viver a vida que escolheram?
      Até mesmo nos dias de hoje, quando uma mulher é espancada e estuprada, Deus não interfere no ato do estuprador, por permitir que ele (O estuprador) tenha intacto seu livre arbítrio, o poder de escolher ser mau ou bom, por fim ele escolheu ser mau, e Deus não interferiu, mas o ato de não interferir afeta o livre arbítrio da mulher, que tinha o direito de escolher não ser espancada e estuprada, logo Deus não interferir no livre arbítrio do estuprador, faz com que a mulher perda seu livre arbítrio.
      E aí, o não agir de Deus por si só é um ato, o ato de permitir que tais atrocidades ocorram, indo até mesmo contra seus preceitos de benevolência.
      Agora lhe pergunto, meu caro, o livre arbítrio de quem é mais importante, da mulher que esta sendo violentada ou do estuprador?

      Excluir
  2. Muito bom esse post. Infelismente a humanidade é cega de mais pra ver oque esta diate do seu nariz!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu conteúdo, estou interessado em uma parceria de conteudo do seu blog com o nosso site, porvor entre em contato rafaelguibson@live.com, pode mandar email ou me adicionar pelo messenger, caso queria dar uma olhada no site acesse www.freeyourmind.com.br, abrigado e parabén de novo pelo otimo conteudo =)

    ResponderExcluir
  4. Que Deus lhe perdoe por essas coisas que você escreveu, uma bobagem sem tamanho e uma falta de conhecimento verdadeiro sobre as coisas de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Cara, somente pessoas realmente sensatas conseguem ver todo o sentido de suas palavras. Adorei tbm o humor inerente, foi com certeza muito engraçado.
    No fundo tudo é apenas uma manifestação humana para a explicação de sua insignificância no meio de um universo tão imenso e uma busca insana de firmar o ser humano como ser supremo de algo que ele nem sabe o que é...
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. Ao Amigo, dono do post ,aos amigos que concordaram com essas coisas: Deus existe ,tem uma inteligência que nós humanos não podemos nem imaginar, tem um poder infinito ,tanto que teve a capacidade de criar o ser humano em todos os detalhes , veias, vertebras ,musculos , ossos , cérebro,deu inteligência superior aos animais ,para que fizessemos as tecnologias que temos hoje e livre -arbítrio para que escolhessemos tudo aquilo que quiséssemos.Nos deu um planeta para sobrevivermos , clima , ar comida e um sol para nos aquecer e nos dar um dia , Ele pensou em tudo... E ainda existem pessoas que tem a coragem e ousadia de falar que Deus errou ou não existe? Se fosse vcs eu imediatamente pediria o perdão pela blasfêmia proferida ,por que isso é grave!!! Eu me sinto mal por vcs e vou pedir perdão por vcs caras , pq o dia da ira de Deus está perto , e irão lembrar de tudo o que estou falando.Os sinais estão ai ... Deus sentiu um amor tão grande pelo ser humano que permitiu que seu unico filho Jesus viesse aqui como homem , o próprio foi humilhado, cuspido , apanhou muito e o mataram injustamente. Jesus morreu como homem injustamente , está nos ceus como advogado, intercedendo por nós ,pecadores de merda!! Quando ele voltar aqui ,não será como Jesus o nazareno, MAS SIM COMO JUIZ ,e ai será tarde para se arrepender de tudo isso. Ainda há tempo!! E que Deus tenha misericórdia de vcs!!

    ResponderExcluir
  7. Se eu fosse falar de uma provável quinta besteira de Deus, falaria da existência de pessoas como vc e os supostos "sábios-ateus", mas não falo em virtude que ateus não existem, ou vc acha que alguém combate algo que acha que não existe????

    ResponderExcluir
  8. Da até dó desses ateus ou melhor dizendo atoas...

    ResponderExcluir
  9. Cara tambem sou do tipo crítico em relação a religião. Mas não é bem por aí rapaz. Os fatos apresentados são com base em um livro que foi passado de mão em mão até chegar às nossas casas. Estou cursando Ciências Biológicas e devo lhe confessar que biologicamente so um idiota para crer nessa história. O dilúvio que "supostamente" inundou ao mundo, NA MINHA OPINIÃO, nada mais foi uma enchente desastrosa de proporções não muito maiores do que as que vimos recentemente só que o homem da época achava que tudo o que ele via era o MUNDO INTEIRO.
    O resto nem vou comentar, mas não é por falta de argumento não, caso queira a gente pode conversar mais. Não sou ateu simplesmente não suporto a ignorância o que inclui a minha a sua e a de quem é fanático. Você está criticando algo que foi escrito por homens da época em que não existia nem mesmo um simples microscópio lembre-se disto.

    ResponderExcluir
  10. Blogueiro, Deus pode fazer o que quizer e não deve satisfação a ninguém, nós não temos com entender, somos limitados de mais.
    Mas tem um sentido e tem um Deus, só preste atéção em uma coisa! Você não acha que o planeta terra é perfeito de mais, além de nos alimentarmos da vegetação elas ainda nós cura! Alguém fez, e eu chamo ele de Deus, e outras Deus deu um mundo perfeito para nós humanos e se o mundo esta e foi a merda que é o culpado somos nós mesmos!
    Mas é isso aí vc colocou sua opinião e eu coloquei a minha, agora vamos para com essa viadagem de falar que odeio cristão que nem o amigo ai de cima colocou um link ( Odeio evangélico) pois eu não odeio ateu , acho que é cada um no seu quadrado!

    ResponderExcluir
  11. Em geral considero perda de tempo responder determinados posts, mas esse vai levar um pouco do meu tempo. E deixo antes de tudo registrado o respeito a opinião de todos.

    Autor e ateus, vocês são convictos de uma verdade de que Deus não existe (fundada em puro achismo). O mais interessante é que vocês tem uma grande Fé e nem sabem. Olhem por o seguinte lado, da mesma maneira que não é possível cientificamente provar que DEUS existe, também não é possível provar que ele não exista. Logo por essa lógica, vocês também tem total fé que ele não existe.
    A única diferença esta do lado em que vocês se encontram.

    Quanto a questão especifica do texto alguns religiosos podem falar que uma coisa ou outra é soberania de Deus para justificar, entranto digo o seguinte: é inquestionável a vinda de Cristo à terra. Para quem não acredita que ele é Deus, basta saber que ele mudou completamente e definitivamente a história da humanidade, isso já é o bastante para deixá-lo na frente de todos os que o criticam e não fazem nada (nem ao seu redor para melhorar alguma coisa). E lógico que vocês não tem conhecimento, mas se procurassem estudar um pouco a bíblia conseguiram ter alguns entendimentos (por que é perceptível a inteligência que o autor tem) onde todo o sofrimento e morte é propósito da vinda de Cristo desde o antigo testamento no lugar do cordeiro, mas favor desconsiderar isso que eu falei por último, pois as coisas de Deus são consideradas loucuras (como provado neste post) pelas pessoas que estão fora da (Graça) de Dele.
    Voltamos ao ponto inicial, quando o autor fala para não perder suas vidas como única certeza em prol de um Deus.
    Cara, da mesma maneira que você acha perda de tempo seguir a Deus, outras pessoas acham perda de tempo não seguir, entende. Você provavelmente se acha muito feliz de ser o cara que entende que não esta perdendo tempo com "bombagem de fé" outras pessoas estão felizes por estarem "perdendo" este tempo. E muitas estão tão convictas do que estão fazendo que consideram um total absurdo o que você esta escrevendo. Eu considero absurdo também, entretanto entendo por que eu também já passei por fazes de descrença em minha vida, sabe aquela pré-adolescência onde se começa a ler Sartre, Netzsch e outros e se achar o cara.
    Nessa história toda o importante é você ficar feliz tendo Fé que Deus não existe e quem acredita ficar feliz tendo Fé em Deus. E todos com respeito uns aos outros.

    Agora para fechar pois já me delonguei demais:
    Se Deus não existir, não vai mudar nada depois da morte, nem para Crentes nem Descrentes. Agora meu caro, se ele existir ai sim ...

    ResponderExcluir
  12. "...Se Deus não existir, não vai mudar nada depois da morte, nem para Crentes nem Descrentes. Agora meu caro, se ele existir ai sim ..."

    ESSA COLOCAÇÃO É INTERESSANTE...

    então façamos o seguinte, vamos acreditar por precaução e não por fé né???


    ah a 5ª cagada foi escrever escraviZar, com "S" vlwwww

    ResponderExcluir
  13. "...Se Deus não existir, não vai mudar nada depois da morte, nem para Crentes nem Descrentes. Agora meu caro, se ele existir ai sim ..."

    MUITOS religiosos pensam desse jeito! Eles têm medo de serem julgados no fim, de cometerem pecados e arderem no mármore do inferno.

    MUITOS religiosos só são "bonzinhos" por este medo.

    Enquanto os Ateus são "bonzinhos" por ideal, personalidade, não precisam se apegar em nada para saber o que é certo e errado.


    ps: falei de uma forma generalizada.

    ResponderExcluir
  14. Um dúvida que tenho [nada pessoal mas realmente uma dúvida] ... se vc acha que Deus não existe e que tudo o resto é bla-bla-bla, por que isso te incomoda tanto a ponto de vc ter até um blog para isso?

    Digo, conheço várias pessoas que não gostam e não dão a mínima para futebol, por exemplo, e quando pergunto sobre algo disso para eles, vejo em suas expressoes que realmente aquilo não importa... tipo, se vc gosta, tudo bem ... qual o problema?

    Um forte abraço... e rsrsr... Jesus te ama mesmo assim e nós da igreja também... relaxa!!!

    ResponderExcluir
  15. Talvez, o titulo, desenvolvimento e o vídeo, não foram suficientes para alguns, perceberem o teor do assunto que é muito diferente, o ponto principal, trata de supostos erros, não de inexistência de um criador, maldade é maldade, não importa quem seja o autor, assim como a não conformidade na produção de algo, tanto faz ser o Homem ou próprio Deus. ... Alan Jorge ...

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de ver como uma pessoa pode ser tão burra, a própria ciência não consegue explicar de onde veio o universo e vou dizer mais, vários cientistas físicos sabem que o universo não foi criado sem uma razão e que não há agora explicações de cientistas o que é o universo e que no final a resposta será única: Deus.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que falta interpretação...Acreditar em Deus é uma coisa...Abster-se da verdade é outra...Nem vejo o post como uma afronta a Deus...mas é claro e evidente ( e nisso acredita quem quiser) que a Biblia traz contextos absurdos onde Deus é colocado como um ser mal no qual você deve acreditar por medo e nem por respeito e amor...O que as pessoas não aceitam é que a Bíblia tem sido contestada em seus escritos e isso não tem nada a ver com Deus...Acreditar em Deus e dizer que Ele pode fazer o que quiser e que ninguém tem nada a ver com os mistérios de Deus é chamar o ser humano de ignorante...E Deus trataria sua mais complexa e perfeita criação como um bando de ignorantes??? Por favor gente...Deus vai além de escritos que nem se tem certeza da veracidade...Deus só pode agir em um lugar e se você permitir: No íntimo do seu coração.

    ResponderExcluir
  18. kkk...... como tem gente q fala de coisas das quais não possuem conhecimento algum!! esse post realmente e fruto da mente de um neófito!!

    ResponderExcluir
  19. Men você nao vale nada, quem é você pra condenar a DEUS, ele sabe do que esta fazendo

    ResponderExcluir
  20. A existência do Inferno provaria que o Deus bíblico não é amado pelos religiosos, mas sim, TEMIDO?

    Já que as qualidades ser “Amado” e ser “Temido” são mutuamente excludentes...
    A frase “O principio da sabedoria é o TEMOR a Deus”, mostra que o Deus bíblico não é amado pelos religiosos, mas sim, TEMIDO...

    Deus te “ama” tanto que criou o Inferno, para o caso de você não o amar de volta; ou blasfeme contra o Espírito Santo...
    Se o Deus bíblico é tão cruel, vingativo, e implacável, que inventou esse tipo pavoroso de crueldade; mesmo já sabendo que entre bilhões de filhos só alguns serão “os escolhidos”...
    Então o Deus relatado pela Bíblia não seria o pai bondoso, amoroso, e capaz de perdoar tudo, quantas vezes seja necessário, que os cristãos vivem repetindo...
    Mas sim, um psicopata cruel, e inesperiente, que trataria os humanos como experimentos, e que estaria sempre precisando fazer recalls...
    Como os recalls de Lúcifer e 1/3 dos Anjos, Adão e Eva, o Diluvio, a Vinda de um “Salvador”, etc.

    Além do medo ser uma forma doentia de respeito; e uma emoção que serve para afastar o indivíduo do que possa lhe causar algum dano.
    Já que pelo desconhecido não sentimos amor, mas sim, curiosidade, angústia, impotência, ou MEDO...
    Os religiosos não amariam o Deus bíblico, e sim, teriam medo de Deus...
    Pois é impossível AMAR o que não CONHECEMOS, o que não COMPREENDEMOS, e o que nem mesmo podemos provar que EXISTE.

    Até porque, como dizia Maquiavel, “os homens têm menos escrúpulo em ofender a alguém que lhes dedica amor do que a quem lhes inspira temor”.
    Sendo que tanto o Temor como o receio de castigos não desaparecem com facilidade; e a liberdade do religioso termina quando o autoritarismo começa.

    ResponderExcluir
  21. Me passou uma imagem de quem acredita em Deus, mas está bravo com Ele por algum motivo.

    ResponderExcluir
  22. Caro amigo Ele morreu por ti também, Ele sabe e conhece o seu coração e me usa para lhe informar apenas uma coisa, entra no seu quarto feche a porta me chame, que mostrarei a ti por que sou Oniciente Onipresente e onipotente.

    ResponderExcluir
  23. Não, Deus não fracassou em dar as pessoas o livre arbítrio. Tanto é que ele permite que as pessoas insignificantes como você façam chacota da misericórdia e dos atos dEle. Só vc está certo, né? Vc é que tem a justiça e a verdade e tudo deveria ser como vc quer. Crie um novo universo, animais e pessoas então! É cada absurdo que se encontra na internet... Falar que Deus fez cagadas... Acredite no que vc quiser, mas não sacaneie a fé dos outros, ainda que os seus deuses sejam outros. Isso é intolerância religiosa.

    ResponderExcluir
  24. Deus é tão bondoso e poderoso que permite, até hoje, tantas desgraças mundo à fora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário