É possível parar o tempo?

Digamos que você esteja em um avião viajando para o oeste ao redor da linha equatorial da Terra. Na linha do equador, os fusos horários estão a um pouco mais de 1.600 km de distância, então para atravessar um deles a cada hora, o avião teria de voar a uma velocidade ligeiramente superior a 1.600 km/h.


Se você começasse a voar ao meio-dia, à uma da tarde (de acordo com o seu relógio) você atravessaria um fuso horário, fazendo com que seja meio-dia novamente. Esse processo continuaria enquanto seu avião pudesse permanecer no ar. Assim que seu relógio passasse das 12h59, você o faria voltar para o meio-dia de novo. Durante toda a sua viagem ao redor da Terra em direção ao oeste, o tempo ficaria entre meio-dia e uma da tarde.

Na verdade, você estaria mantendo sua posição na Terra em relação ao sol. Você estaria voando na mesma velocidade em que a Terra está rodando, mas indo em direção contrária, portanto o sol ficaria sempre na mesma parte do céu. Sabemos que ao meio-dia o sol está aproximadamente acima de nossas cabeças, então nessa jornada o sol estaria sempre acima do avião. Na verdade, você estaria perseguindo o meio-dia ao redor do mundo. Se você prefere pores-do-sol, você poderia observar um pôr-do-sol eterno se partisse em sua jornada para o oeste assim que o sol começasse a se pôr.

E se o avião pudesse permanecer no ar por dias ou até semanas? Você ficaria parado no tempo para sempre? A resposta é que a hora do dia seria sempre a mesma, mas a data continuaria a mudar. A hora estaria sempre entre meio-dia e uma da tarde, mas cada vez que você cruzasse a Linha Internacional de Data, no mesmo momento seria meio-dia do dia seguinte.

A Linha Internacional de Data vai do Pólo Norte até o Pólo Sul, através do Oceano Pacífico. Ela fica do lado oposto da linha do meridiano (que é Greenwich, na Inglaterra).

Antes que a Linha Internacional de Data fosse estabelecida, o explorador português Fernão de Magalhães, que foi o primeiro a navegar ao redor da Terra, descobriu, quando voltou, que havia se passado um dia a mais do que o esperado. Seus tripulantes haviam anotado os dias com atenção em seus diários, e aconteceu que durante quase três anos de viagem eles haviam visto um nascer do sol e um pôr-do-sol a menos do que as pessoas que estavam em terra.

Fonte:

http://ciencia.hsw.uol.com.br

Comentários

  1. Visite o blog de humor, curiosidades e tudo que importa para um adolescente! u.u : EstranhosAdolescentes.com !
    Blog atualizado todos os dias e os melhores conteúdos para você!, acesse e confira!

    Siga-nos no twitter e fique antenado nas novidades!! twitter.com/quixadafabricio

    Abraços do adolescente mais estranho que existe!

    ResponderExcluir
  2. muito interessante
    ---------------
    Visitem a nova sensação do humor,já com 3500 acessos diários, com muitas piadas, videos engraçados, imagens e muito mais, acessem:
    http://piadasdofah.blogspot.com/
    e divirtam-se!!!!

    ResponderExcluir
  3. UM BOM http://orealdatvblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu sinto te desapontar mas chegaria uma hora em que nao seria mais meio dia em lugar nenhum...

    Você não estaria parando o tempo ou voltando no tempo de fato, apenas perdendo seu tempo.

    ResponderExcluir
  5. Foi interessante pelo menos. ^^

    O único meio de realmente parar no tempo seria viajar na velocidade da luz.

    ResponderExcluir
  6. Brother, gostei do post!

    talvez se interesse por isso:

    http://ulissesflores.blogspot.com/2010/10/o-futuro-ja-aconteceu.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário