Sonda da NASA foi atingida por objeto no espaço

Trombada espacial

Dados transmitidos pela Themis-B, uma das duas espaçonaves da missão ARTEMIS, indicam que a sonda espacial pode ter sido atingida por um objeto, provavelmente um pequeno meteoro.

O choque, que aconteceu no último dia 14 de Outubro, e só agora revelado pela NASA, parece ter atingido a ponta esférica na extremidade de um dos instrumentos EFI (Electric Field Instrument: instrumento de campo elétrico).

Apesar do choque, todos os demais instrumentos científicos continuam a recolher dados e transmiti-los de volta à Terra: "a sonda e os instrumentos científicos a bordo da nave continuam a operar nominalmente" afirmou a NASA em comunicado.

Com isto, a inserção da sonda na órbita de Lissajous não será interrompida, devendo ocorrer conforme previsto.

Além dos controladores de voo, os cientistas da missão continuam analisando os dados para verificar algum dano eventual ainda não detectado.

Partículas energéticas

ARTEMIS é um acrônimo para "Aceleração, Reconexão, Turbulência e Eletrodinâmica da Interação da Lua com o Sol" (Acceleration, Reconnection, Turbulence and Electrodynamics of the Moon's Interaction with the Sun).

A missão ARTEMIS usa duas das cinco sondas espaciais da missão THEMIS, que foram lançadas em 2007 e concluíram com êxito sua missão inicial no início de 2010.

As duas sondas farão medições simultâneas de partículas e de campos elétricos e magnéticos de dois locais diferentes para fornecer a primeira perspectiva tridimensional de como a aceleração das partículas energéticas ocorre perto da órbita da Lua, na magnetosfera distante e no vento solar.

Veja mais sobre a missão ARTEMIS na reportagem NASA coloca sondas espaciais orbitando "lugar nenhum".

A missão THEMIS original ajudou a descobrir a origem das auroras boreal e austral.

Em 2009, dois satélites de comunicação chocaram-se na órbita da Terra, o que causou a destruição dos dois.

Fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br

Comentários