O que faz a Terra ser tão especial comparada a outros planetas?

A Terra é um planeta especial.

Tem água em estado líquido, placas tectônicas, e uma atmosfera que nos protege dos raios do sol. Mas muitos cientistas concordam que a característica mais especial do nosso planeta, somos nós.

Esta imagem, tirada enquanto o satélite MESSENGER estava 34.692 milhas (55,831 quilômetros) acima da Terra, mostra as Ilhas Galápagos como pequenas manchas que espreita através das nuvens. The line dividing day and night cuts through South America, with night about to fall on the western half of the continent. A linha que divide o dia ea noite atravessa a América do Sul, com a noite prestes a cair na metade ocidental do continente. Credit: NASA/JHU/APL. Crédito: NASA JHU / APL.

"É o único planeta que sabemos que tem a vida", afirmou Alan Boss, teórico de formação planetária no Instituto Carnegie de Washington, em Washington, DC.

Apesar de outros corpos em nosso sistema solar, como uma lua de Saturno Titã, parece que eles poderiam ter sido hospitaleiros a alguma forma de vida, e os cientistas ainda têm esperança de vir a desenterrar os micróbios abaixo da superfície de Marte, mas a Terra ainda é o único mundo conhecidos que sustenta a vida.

"Até agora, não a encontramos em nenhum outro lugar", disse Alex Wolszczan, da Pennsylvania State University, que descobriu os primeiros planetas fora do nosso sistema solar. Ele concorda que até a vida mais simples é uma impressionante caracteristica da Terra.

Nada disto é uma revelação, mas compreender o que é especial sobre a Terra é crucial para encontrar outros planetas lá fora, e prevendo o que poderiamos encontrar neles.

O fato de que a Terra é anfitriã não só a vida, mas vida inteligente, torna duplamente singular. E a vida inteligente do planeta (a humanidade) desenvolveu os foguetes que permitem viajar para fora do planeta, disse Gregory Laughlin, astrofísico e caçadora de planetas na Universidade da Califórnia em Santa Cruz.

"Durante o último meio século, o planeta Terra formou juntamente pequenos pedaços de metal em sua crosta, e atirou os objetos construídos delicadamente a todos os outros planetas do sistema solar," disse Laughlin, acrescentando que estes resultados devem ser contado como um traço exemplar de nosso planeta.

"Do nosso ponto de vista antropocêntrico, nós naturalmente nos separaramos do planeta em que vivemos, mas se adotarmos o ponto de vista de um observador externo, é o 'planeta'(tomado como um todo), que faz essas coisas notáveis!"

Dia Mundial da Água

Para sustentar a vida, o mais especial de seus atributos, o planeta Terra tem uma série de características ideais. É o único em seu sistema solar que contém água em sua forma liquida na superficie, em quantidade propícia para vida em evolução.

"O atributo mais impressionantes da Terra é a existência ea quantidade de água líquida em sua superfície", disse Geoffrey Marcy, astrônomo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que ajudou a descobrir dezenas de planetas extrasolares.

"A Terra é notável por seu valor precisamente ajustado de água, não muito para cobrir os montes, e não tão pouco para ser um deserto árido, como o são Marte e Vênus," disse ele.

Planeta Goldilocks

A água da terra ter permanecido liquida por tanto tempo também é uma caracteristica muito especial. Como a Terra conseguiu manter seus oceanos enquanto em outros planetas eles congelaram ou evaporaram?

"Muitos detalhes a respeito de porque a Terra é o único planeta com água líquida em nosso sistema solar precisam ser estudados" disse Diana Valência, uma estudante graduada em Terra e Ciências Planetárias da Universidade de Harvard. "Certamente, a distância para o sol tornou isso possível. Um planeta mais próximo receberia muito mais energia e calor do sol, e um planeta muito longe iria congelar rapidamente."

"O fato de que a Terra possui placas tectônicas permite o ciclo do carbono-silicato de operar em escalas de tempo geológico", afirmou Valencia. "Com o ciclo do carbono-silicato, os níveis de carbono na atmosfera ficam regulados para manter a temperatura da superfície em torno do que a água precisa para continuar líquida."

As placas tectônicas e a água estão extremamente associadas. Não só as placas tectônicas permitem que a água permaneça na sua forma regular de temperatura, como muitos cientistas supõem que a água permite o movimentos das placas.

"Sem água o planeta seria geologicamente morto", disse Mike Brown, do Caltech, o descobridor do "objeto" plutóide chamado Eris, que está para além de Plutão em nosso sistema solar. "A água é o que lubrifica as placas tectônicas, que é o que leva à a preciptação de continentes e a grande quantidade de terremotos e vulcões. Venus não tem água, não tem placas tectônicas, nenhum mar profundo, nenhuma montanhas íngremes, nem continentes, provavelmente poucos terremotos ou vulcões. Um lugar geologicamente pouco interessante!"

Outra "caracteristica exata" da Terra é o seu tamanho: "Se fosse muito menor, não seria capaz de segurar a nossa preciosa atmosfera, se fosse maior, poderia ser um gigante gasoso muito quente para a vida."

A presença do nosso planeta irmão mais velho, Júpiter, um pouco mais distante no sistema solar, também ajudou a Terra se tornar um refúgio seguro para a vida. Júpiter age como uma vassoura gigante, varrendo o sistema solar de restos - rochas tão pequeno como carros e tão grande como as luas - que pode extinguir a vida em um golpe fatal.

Uma lua amigável

A vida na Terra têm também uma dívida para com o nosso vizinho celeste mais próximo, a lua.

A Lua estabiliza a rotação do nosso planeta, impedindo movimentos drásticos dos pólos que poderiam causar grandes mudanças no clima, e alguns cientistas acham que poderia ter condenado qualquer chance da vida ter se formado ou evoluido.

A Lua também controla as marés do oceano, onde os cientistas sugerem que pode ter sido o lugar perfeito para a vida começar a evoluir e se adaptar para sobreviver na terra.

Embora a Terra tenha os ingredientes necessários para a vida, não está claro se o desenvolvimento aqui poderia ter sido uma casualidade única, ou se é algo que acontece em quase todos os lugares onde as condições forem adequadas.

Terra rara!

Todas essas características fazem a Terra especial entre planetas conhecidos tanto os próximos quanto os distantes.

"Você ouve o tempo todo 'a Terra é como Marte', mas se você fosse levado a Marte, não se sentiria muito feliz ali", disse o astrônomo da Universidade de Washington Don Brownlee, autor do livro "Rare Earth" (Springer, , 2003).

Dos quase 300 novos mundos vislumbrados em outras partes da galáxia, a maioria são "Júpiter quentes" - planetas grandes que orbitam muito perto de suas estrelas, em que vida e água em estado líquido são improváveis de existir.

"Duvido que em nossa galáxia seja típico que estrelas tenham planetas como a Terra em torno deles", disse Brownlee. "Eu estou certo de que há muitos planetas em nossa galaxia que são semelhantes a terra, mas é absurda a ideia de que estes são planetas comuns."

O ponto de vista de Brownlee pode ser minoria, no entanto.

A Terra não é tão especial

Após encontrarmos outro planeta semelhante a Terra, os cientistas agora debatem se a nosso planeta realmente é tão especial como acreditamos ser.

Impressão artística mostra um trio recém-descoberta da super-Terras que orbita uma estrela semelhante ao Sol, HD 40307. Credit: ESO. Crédito: ESO.

"Nos últimos 10 anos, tudo aponta em outra direção. 'Ei, o sistema solar, o que nós pensamos que era único, não é", disse Alan Boss.

Boss e muitos outros cientistas acreditam ser muito provável que há alguma forma de vida existente em alguns desses outros incontáveis planetas por aí.

"Certamente haverá outros planetas que suportam a vida", disse ele. "Eu acho que a vida é bastante comum e quenós vamos encontrar. Existem literalmente bilhões delas na galáxia."

Fonte:

http://www.livescience.com

Comentários

  1. Em um universo onde as estrelas são infinitas, os planetas também são.
    Sendo assim, é lógico afirmar que existe vida inteligente e também não inteligente(só bactérias, etc) em algum ponto do universo.

    O que quero dizer é que entre bilhões e bilhões de sistemas, um tinha que ficar proício à vida.

    Essa é uma das leis da física quântica: Eventos isolados podem se tornar prováveis uma vez que são repetidos infiinitas vezes.

    Tão certo quando 2 e 2 são 4.

    ResponderExcluir
  2. Isso só me faz acreditar mais em Deus...

    ResponderExcluir
  3. Xande Menegussi então e logico que tem outro Xande Menegussi com o mesmo codigo genetico seu. e que fala da mesma forma que vc.
    numeros são so numeros

    ResponderExcluir
  4. joaoneto83

    É provável ! Mas eventos isolados como este, um dna acabar ficando igual ao meu sem cruzamento direto, necessitam de muito tempo para que ocorram.

    O que você pode não ter pensado é que isso pode já ter acontecido no passado ou irá no futuro.

    Em um lugar muito distante de onde eu vivo, pode ter nascido um humano com o dna exatamente igual ao meu sem nenhum cruzamento direto de DNA, somente por coincidência !

    Assim como eu posso morrer e depois de décadas de seres nascendo com DNA's novos, um pode ser exatamente igual ao meu. Quem irá desconfiar que já houve um ser com o mesmo DNA no passado ?

    Quem garante que isso não aconteceu várias vezes durante a história da humanidade ?

    E além disso, se aceitarmos a Teoria M, que ganhou muito prestígio na comunidade científica, há outro igual a mim em um universo paralelo que é extremamente religioso, há outro universo em que o cristianismo nem existe, outro onde eu nem nasci e etc. Essa é a teoria M, teoria dos multiversos, teoria das super cordas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Isso mostra a veracidade do Gênesis. "E disse Deus"

    ResponderExcluir

Postar um comentário