IC 1805: Formatos fantásticos na Nebulosa do Coração revelados por Derek Santiago


IC 1805 - Fantásticas formações de nuvens na Nebulosa do Coração reveladas por Derek Santiago

Nuvens cósmicas parecem formar formatos fantásticos nas regiões centrais da nebulosa de emissão IC 1805.

Naturalmente, estas nuvens são esculpidas pelos ventos estelares e energética radiação fornecidos pelas estrelas quentes e massivas pertencentes ao recém nascido aglomerado estelar residente nesta nebulosa conhecido como Melotte 15.

Há 1,5 milhões nasceu este aglomerado estelar exibido no centro desta colorida paisagem celeste, junto com as obscuras nuvens de poeira que aparecem como silhuetas contra o brilhante gás atômico.

Nesta imagem processada, Santiago retirou todas as estrelas para vermos somente as texturas magníficas desta nebulosa. Crédito: Derek Santiago

Esta imagem é uma composição de várias imagens em banda larga e estreita do espectro luminoso a partir de imagens telescópicas. Esta visão cósmica cobre uma área de 40 anos-luz de diâmetro e inclui em cor falsa as emissões de radiação dos elementos químicos a seguir:
  • Hidrogênio em verde;
  • Enxofre em vermelho;
  • Oxigênio em azul.
No entanto, são as imagens de campo largo que revelam o simples delineamento que sugere o nome popular da nebulosa IC 1805: “A Nebulosa do Coração” (The Heart Nebula).

A Nebulosa do Coração reside a cerca de 7.500 anos-luz de distância na direção da constelação de Cassiopeia.

Em maio de 2010 o telescópio infravermelho WISE divulgou essa imagem das Nebulosas da Alma (IC 1848, à esquerda) e do Coração (IC 1805, à direita). Olhando esta deslumbrante imagem percebe-se claramente o motivo destes sugestivos nomes. Crédito: NASA/WISE

Fonte:

Comentários