Como o filme Pé Pequeno nos incentiva a repensar nossas crenças e valores

Você já assistiu ao filme de animação "Pé Pequeno"? Recentemente, a Globo transmitiu o filme em pleno feriado de Natal. Acabei assistindo por mero acaso e fiquei admirado com a forma de como o filme aborda os dogmas religiosos e faz paralelos com o Genesis bíblico, as estruturas intocáveis do clero e o habitual preconceito dos que seguem cegamente a farsa religiosa contra os que ousam questionar suas pseudagens.

Produzido em 2018 pela Warner Animation Group, ele conta a história de Migo, um Yeti (pé-grande) que vive em uma comunidade isolada nas montanhas e que questiona a tradição de sua comunidade após encontrar evidências da existência de humanos.


Uma das coisas mais interessantes do filme é como ele aborda a questão do ateísmo. Migo é incentivado a acreditar cegamente na tradição de sua comunidade, mas ao encontrar provas concretas que contradizem sua crença, ele é forçado a questionar e reavaliar suas convicções.

A mensagem principal do filme é a importância de não confiar cegamente em tradições e dogmas irracionais. É importante avaliar criticamente as informações que recebemos e questionar aquilo que nos parece duvidoso. Isso é particularmente importante no contexto religioso, onde muitas vezes a tradição e a fé são tidas como suficientes para justificar crenças sem necessidade de questionamento ou avaliação crítica.

Importante destacar que o filme não é uma obra que trata diretamente do ateísmo, nem tenta persuadir o espectador a abandonar sua fé ou crença religiosa. Ele simplesmente levanta a questão da importância de avaliar ceticamente as informações que recebemos e questionar aquilo que nos é ensinado.

"Pé Pequeno" é um filme de animação muito interessante e que aborda temas complexos de forma acessível e cativante. Ele nos ensina uma lição valiosa que pode ser aplicada em diversos aspectos da vida: questionar nossas crenças e avaliar criticamente as informações que recebemos é fundamental para nosso desenvolvimento pessoal e para uma sociedade mais justa e tolerante. É uma mensagem extremamente necessária nos dias de hoje. Assistam! 

Comentários