O lado sombrio do cristianismo: pena de morte para homossexuais e os perigos do fanatismo religioso

A recente aprovação da lei que impõe pena de morte para homossexuais em Uganda tem gerado indignação e reações por todo o mundo. Essa nova legislação é um exemplo extremo dos exageros da religião, mais especificamente do cristianismo, que ainda é uma força poderosa em muitos países.


No Brasil, por exemplo, a tolerância para o crescimento do cristianismo neopentecostal pode acabar atraindo o país para um atraso social semelhante ao de Uganda. Esses grupos religiosos muitas vezes promovem a homofobia, o sexismo e a intolerância religiosa, e podem ter um efeito negativo sobre a sociedade como um todo.


Agora, mais do que nunca, é importante que o ateísmo e o pensamento secular sejam defendidos como uma forma de combater esses exageros religiosos. O pensamento secular promove a liberdade individual, a igualdade e a justiça, enquanto a religião muitas vezes promove o oposto.


Ao mesmo tempo, é importante não demonizar todas as formas de religião. O cristianismo, em particular, tem uma história rica de reforma social e de defesa dos direitos humanos. No entanto, a versão neopentecostal do cristianismo, que está crescendo rapidamente em muitas partes do mundo, muitas vezes promove valores conservadores e intolerantes.


Para combater esses efeitos negativos, é importante que os defensores do pensamento secular trabalhem para promover a tolerância, a igualdade e a justiça. Isso pode envolver a defesa da liberdade religiosa, mas também pode envolver a promoção da ciência e da razão como formas de entender o mundo.



Comentários